Tuesday, September 29, 2009

 

COMENTÁRIO - 21h-56

Por rigorosa e exclusiva falta de espaço, somos obrigados a publicar nada sobre nada.
Por outro lado, estamos evidentemente não surpreendidos pelo não conteúdo da intervenção. Os verdadeiros comentadores vão desenterrar a partir de agora muitos esqueletos dos armários. É fartar. A verdade é que estamos ainda de férias. E há quem se preocupe em não tirar o sol aos veranistas. Obrigado.
Pedra Preta SA


 
PEDRA PRETA SA ...19h-27m
CAVACO VAI DIZER...
Cavaco vai dizer nada. Vai continuar a jogar ao Tintim e ao Malacueca. Se se mexer vai apertar ainda mais a rede armadilhada em que caíu. Paz, Pão e Alegria no Trabalho.

Monday, September 28, 2009

 
O RESULTADO DAS ELEIÇÕES É UMA FICÇÃO EM PORTUGAL
O resultado de qualquer eleição é apreciado pelo número de votantes que se expressam. Não é preciso lembrar que é a matemática a ciência que confere a vitória a uns e a derrota a outros. Não é nem a prosa poética nem a literatura como ficções que determinam o vencedor. Em Portugal, os comentadores - mesmo tendo na sua frente os resultados oficiais - destorceram a vitória do Partido socialista. Eu, pessoalmente, não vou à missa nem com a esquerda nem com a direita. Por essa razão vejo as coisas de modo diferente. Nestas eleições, e segundo o resultado oficial, o PS foi o partido mais votado. A ele cabe formar governo. Agora, se com a maioria relativa que obteve não for aprovado no Parlamento nas várias etapas que se seguem como sejam a aprovação do OGE, por exemplo, isso é uma outra questão. Terá de coligar-se ou obter apoios separadamente. Sem uma coligação o PS vai ter uma existência muito difícil.
No nosso sistema nem sempre quem tem mais votos significa ter mais deputados.
Os partidos ditos de esquerda são a maioria na Assembleia da República. Como a esquerda não se entende, ao contrário da direita, prevê-se várias tempestades políticas. Com o Presidente fragilizado (é o que se depreende da actual situação) e se Sócrates não conseguir governar vamos ter novamente eleições. Cavaco se dissolver o Parlamento dirá adeus a qualquer reeleição. Se não dissolver e apenas ficar a observar a desbunda que se aproxima também terá a reeleição comprometida. Neste preciso momento o único que perde é Cavaco. Só um milagre à portuguesa o salvará.
mmb

Friday, September 25, 2009

 
SONDAGEM DE ÚLTIMA HORA

PEDRA PRETA SA

O DESASTRE DE MANUELA

Às 21h-00 do dia 25 de setembro de 2009

PS - 44%
PSD - 25,%
CDS - 11,08%
CDU - 10%
BE - 8%
Restantes: indecisos, não votantes, erráticos.


 
"Der Toll sagt er denken, der Weiser sagt das er denken."
Não sei se está correctamente escrito. Já há muito que deixei de estudar alemão. Por isso desculpem lá qualquer erro.
Tradução. " O maluco diz o que pensa, o sábio pensa o que diz."
O Professor Pacheco Pereira é uma referência cultural portuguesa. não está em causa a sua pessoa, não senhor. Na sua intervenção, na rubrica da SIC/Notícias de ontem, disse textualmente: "Eu ao contrário de você (referia-se ao Presidente da CML dr. António Costa) digo o que penso.
Para já, Pacheco Pereira não está maluco. Só acertou em Costa pois este pensa no que diz e fá-lo com muita craca.
O tema em discussão, como não podia deixar de ser, fora os últimos acontecimentos no Palácio de Belém.
Ora, vejamos o que não disseram: Cavaco tem um assessor muito íntimo que colabora com ele tem para aí vinte anos. Este à revelia do Presidente pintou uma guarela política de muito mau gosto, ou de muito bom gosto. O Palácio estava sob escuta de espiões: o costume! O que está na manga? Cavaco quer acabar com o PS! Nada melhor que dexá-lo ganhar as eleições sem maioria. O PS seria obrigado a coligar-se quer à direita quer à esquerda com excepção do PSD. Ao mínimo desatendimento Cavaco dissolveria a Assembleia da República. Para isso mandava Ferreira Leite fazer muito barulho auxiliada pelas instituições da praxe: os mercenários da desestabilização (alguns sindicatos e organismos com poder nos OCS).
Ao dissolver o Parlamento Cavaco poria a boca no trombone. E vai daí desfolhava o enredo das escutas. Que deixaria de ser tabu para se transformar em rabu que é o mesmo que enrabar o PS.
Cavaco tem vinte e poucos anos na política activa o que lhe dá um estatuto de político. O vício da política é terrível. É pior do que a sarna, pois esta cura-se. Resta concluir daqui que para Ferreira Leite ganhar as posteriores eleições era favas contadas. Ferreira Leite interpreta os ódios de Cavaco. Os ódios internos do PSD, está claro! Era uma limpeza total. Só que Cavaco não contava (não conta) com a fragilidade de Manuela. É um doer de alma vê-la nesta campanha arrastando-se de arruada em arruada já sem fôlego. A mulher vai-se abaixo na próxima chuvada. A política é para tubarões. Veja-se o exemplo de Isaltino de Morais com uma primeira condenação de 7 anos e a berrar aos 7 ventos por uma Oeiras Mais. E vai ganhar. É candidato e dos bons. No Brasil dizem: rouba, mas faz. Não sei se ele roubou ou se guardou dinheiro que não era dele. O que é certo é que ele faz. Faz o quê? Que responda o eleitor, pois eu não voto naquela freguesia.
Termino já. Os homens do Norte são muito fortes mas apresentam um ponto fraco: o tesão. E em virtude disso metem-se com profissionais dos lençóis que quando não se satisfazem com o que recebem acabam por ir queixar-se aos magistrados. Perdidas por um mjlhão, perdidas por dois.
mmb

Thursday, September 24, 2009

 
ÚLTIMAS - 22h-23m
SONDAGEM PEDRA PRETA SA NO TERRENO
GRANDE VITÓRIA DO PS NO NORTE: 47%

 
AVÉ, AVÉ, AVÉ MARIA
CAVACO, E O PAPA (Cenas compósitas)
Popular : Olha, o ramo da oliveira está a descer!
Tia da Lúcia: Ó minha besta, não vês que é a Santa que poisou no galho!
Santa (em cima do ramo, dirige-se à cabreira Lúcia, ainda analfabeta : não te esqueças de rezar pela Santa Russia muitos padres nossos.
Cabreira: A Santa Russia também vem?
Santa: Jacinto Marto tu não me vês, mas ouves-me. Diz ao povo para olhar para o Sol.
Jacinto Marto: Ó povo da Cova da Irene (mais tarde chamada Iria) olhai o Sol que queima.
Populares: Milagre! O Sol está a mexer!
Papa: Isto é um verdadeiro milagre. Vamos lotear a Cova, terra sagrada.
Reitor do futuro santuário: Senhor Papa, qual é a percentagem?
Papa: Dos milagres 100%. Do cacau 35%.
Reitor do futuro santuário: É demais!
Passaram-se muitos anos, a vidente Lúcia ficou presa num convento e proibida de falar. Os primos ouvidentes Jacinta e Jacinto morreram num hospital e são hoje uma referência na caixa das esmolas. O reitor reformou-se e vive no Brasil com uma mulata. Sua Santidade o Papa foi baleado no recinto sagrado pelo Ali, o turco. O povo português peregrina todos os anos para a Cova. Leva dinheiro para as esmolas. O Bispo de Lisboa discursa aos fiéis e pede perdão pelos pecados de todos. Recebe algum para as despesas de representação. Cavaco acredita no milagre da Cova e torna-se portador (tabuado) de um convite ao sumo sacerdote romano. Luís Amado, representante da diplomacia nacional está de acordo. Porém, só depois das eleições é que dará o dito pelo dito. Hoje, a Cova da Irene/Iria é uma cidade muito rica e com pleno emprego.
Nota final: que importância tem a vinda do Bento XVI à Cova? Muita. Mas é tabu.
mmb

 
PEDRA PRETA SA - SONDAGENS - 24 de Setembro de 2009, às 17h-38m
PS - Desce 3%
PSD - Sobe 4%
CDS-PP- Desce 2%
BE - Sobe 1%
PCP - Mantém
OBS. É fazer as contas com a sondagem de ontem. Guterres dixit.

Wednesday, September 23, 2009

 
SONDAGEM DA "PEDRA PRETA" SOBRE A POSIÇÃO DOS PARTIDOS - Em 23 de Setembro de 2009, às 19h-33m

PS - 41%
PSD - 22%
CDS - 11%
BE - 10,07%
PC - 10,03
Restantes: não sabe/não responde

Monday, September 21, 2009

 
A TRINDADE AGNÓSTICA

O poeta da intervenção cantante e antigo contestatário Manuel Alegre e o seu ex-adversário na corrida presidencial Mário Soares uniram-se à volta do primeiro-ministro José Sócrates. Ao contrário das outras forças partidárias que afunilaram a intenção do voto numa única personagem o PS reformulou a estratégia da campanha. Apelou aos militantes para se unirem e aparecerem em bloco. O último comício deu a entender que o Partido Socialista vai apostar na maioria absoluta. Esta é a segunda carta que Sócrates puxou da manga nesta campanha. A primeira foi a das bruxas secretas. Veremos o que farão os outros partidos face a esta mudança de actuação. Se não copiarem o que fez o PS sujeitam-se a serem entendidos como os solitários cavaleiros andantes. Perderam muito tempo a criticar o PM e nada disseram acerca da possibilidade de sairmos da crise. Embiocaram para as pequenas e médias empresas a salvação da economia. É a visão do Portugal arrumadinho tendo por fundo a ermida e as beatas domingueiras. Que ligação poderá ter um TGV com a pequena empresa que caracteriza a feitura de meias solas, queijo de ovelha com diminuta dimensão expansiva cuja feitura artesanal lhe dá créditos incontestados apenas, etc. Todos nós que vivemos explorados pelas pequenas e médias empresas sabemos por experiência própria os custos da sua produção. Dá-lhes para isso! Que se há-de fazer? Existem forças que querem regredir. Para onde nos levarão? Para o orgulhosamente sós? Safa!
mmb

Sunday, September 20, 2009

 






ELEIÇÕES ESTIGMATIZADAS


500.000 desempregados, 500.ooo votos


É muito voto, isto se eles votarem. Se os desempregados estão a receber uma mensalidade para se manterem vivinhos da Silva, estes votos irão certamente entrar nas contas do Partido Socialista. Também os seus familiares com idade de votar irão meter nas urnas o "seu apoio" incontestável. O Partido Socialista há muito se transformou numa espécie de tábua de salvação para muitos portugueses que vivem no limiar da pobreza. Esta política restringe o orçamento do Estado e obriga o governo a aumentar os impostos. É o custo de um Estado Social. A classe média portuguesa é conservadora e não vai alterar o sentido do voto porque teme que uma política de direita vá aumentar ainda mais a instabilidade, uma vez que não pode contar com forças de repressão de ordem física tão ao jeito dos governos de economia liberal. O Partido Comunista manterá o mesmo nível tendo em conta que ainda não se europarizou. O que na minha opinião fará com que não aumente como se esperava o seu score. Os votantes do PSD e do PP dividir-se-ão com uma tendência para premiar o esforço de Paulo Portas. Manuela Ferreira Leite atingirá dificilmente os 27%. Paulo Portas leverá o Partido para os 10%. O Bloco de "Esquerda" vai descer face às suas contradições. Só uma certa juventude de ilusões criada e motivada por um discurso evangélico estará com ele. Arrebanhará entre 11% e 12%. Sócrates soube criar expectativas. É o seu maior trunfo nesta conjectura. O povo percebe que a corda pode ser um tudo nada esticada. daí a vitória que obterá. Será maiora? Bem, esta questão está até a ser levantada pelos poetas líricos de intervenção, cantantes que em determinadas épocas e de barriga cheia vem oferecer os seus préstimos à laia de palpites. E palpites também os dou.

mmb


Friday, September 18, 2009

 


ESPIÕES CASEIROS E CRIMES A MARINAR

Já há muito que as conversas dos utilizadores de telemóveis e de outros meios de comunicação interpessoal são pura e simplesmente fiscalizadas e gravadas mesmo sem o aval da autoridade judiciária a quem compete autorizar as escutas. Factos relevantes fazem prova do que aqui se afirma. O que tem existido é a falta de transparência e de coragem para esclarecimento público. Os políticos e os jornalistas fazem de virgens perante os factos. Uma verdadeira tristeza! É o país a esconder-se perante as evidências. Sabe-se que as escutas e as gravações das conversas (todas) intertelemóveis já datam de 1998. E ainda por cima estão em mãos pouco credíveis. O senhor Presidente Cavaco disse que para não perturbar os actos eleitorais vai mandar averiguar a espionagem a que esteve sujeito (?) logo após a leitura das urnas. Será que ouvi bem? O crime fica a marinar. Pouco a pouco a democracia portuguesa fica dependente do poder da comunicação social. Parece, até que esta vai a votos e que os candidatos são pura e simplesmente as marionetas de serviço. A comunicação portuguesa é sádica, pois conhecedora de elementos que constituem crime vai fazendo uma espécie de telenovela. Ninguém dá a cara por nada. É próprio do país que somos: pequeninos e maldizentes. Parece que estamos a viver numa aldeia de Júlio Dinis onde as beatas nas esquinas da rua direita forjam a "morte maledicente" das suas vítimas.
Que viva para sempre o Luíz Pacheco e as suas saborosas mensagens.
mmb



Thursday, September 17, 2009

 


DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES O PRINCÍPIO DO FIM



Monday, September 14, 2009

 

Sócrates ESTADISTA?


Até ao encontro com Ferreira Leite, via canal televisivo, José Socrates poder-se-ai confundir com um qualquer estadista esforçado. Em vez de explicar ao país como é que governou resolveu atacar a inexperiente Manuela Ferreira Leite. Atacou-a pelo que disse e pelo que pensou que ia dizer. Só faltaram as primeiras palavras ditas ainda no berço e de xuxa na boca da nóvel candidata a primeiro-ministro. Foi uma estratégia desastrosa. Ora, todos nós sabemos que MFL é uma imitação do Cavaco primei-ro-ministro. Do alto do altar da economia, Cavaco julgava-se infalível. Não dava confiança a politiqueiros. Na época pegava muito bem dado que os governos democráticos, quer socialistas quer social-democratas (com Sá Carneiro esquerdista maleável) tinham de formatizar o país no modelo democrático. Tarefa difícil. Portugal preconceitualista, pagão e adorador de estátuas humanas divinisadas não alteraria de um momento para o outro o seu comportamento facilmente. Que o diga Mário Soares que sendo ateu percebeu que não podia deixar de beijar o anel ao Bispo de Lisboa se quisesse reformar o Estado: o pesado Estado Novo. Até as ditas elites de então eram um caso sério de anormalidades. Eram uns patetas que rolavam à volta do ditador. Este transformou-se de um dia para o outro num estadista. Meteu a malta num saco. Deu voz à autoridade. Aumentou os impostos. Fomentou o despedimento arbitrário e reduziu a inflação a zero. O escudo português era uma das moedas mais fortes do mundo. Pudera! Com esta estratégia até a minha avó seria estadista. Ah, esquecia-me das medidas antidespesistas. Os portugueses viviam para comer tais eram as dificuldades que tinham de enfrentar. Ora, Sócrates fez o mesmo, apesar de se dispor a ir ao Parlamento debater quinzenalmente a sua governação. Teatro. Puro teatro! Ora, se Sócrates se dispusesse a explicar por que razão teve de actuar como o Salazar, talvez tivesse ganho o debate com MFL. É que esta também só sabe governar assim: hirta, sem sorrisos, de poucas palavras, sóbria, socialmente conservadora, vivendo ainda na época dos que condenavam comportamentos homossexuais com a prisão e o despreso – deu a entender, pois na sua pequena cabeça não cabe o sentimento do amor em pessoas do mesmo sexo que queiram constituir família. É mais do género “fome e porrada” que caracteriza as relações da maioria da casa portuguesa. Veja-se o que dizem as estatísticas. Inclindo o assassinato das fadas do lar pelos machos ibéricos. Ora, a senhora doutora fez isto e aquilo. Mostrava em seguida o comprovativo leitiano. Sócrates parecia um bibliotecário investigador doutorando-se. Cavaco ganhou a eleição presidencial sem dizer fosse o que fosse a não ser que queria o melhor para Portugal. Como o faria? Era segredo. Mas apesar de este estar mais ou menos subjacente o homem não se desmanchava. O seu fácies era o de um rigor a toda a prova. Poucos sorrisos para criar credibilidade. E ganhou! E ganhou! Sócrates só precisaria de dizer que o TGV era para o bem do Portugal – a Bem da Nação , já dizia o outro. Tudo o que MFL atamancava teria de ser contraposto com o slogan : a Bem da Nação. Sócrates tem uma visão tecnológica para o país. Ninguém o pode negar. MFL vê a arrumação da pátria através de uma contabilidade muito restrita. Talvez até monopolista, ainda mais do que aquela que se verifica com este PM. A questão da segurança social é uma trave mestra deste governo. Sócrates não foi capaz de explicar porque é que aquela é hoje motivo de aceitação da maioria. Teve medo de explicar o contraponto? Sócrates fez muita caixinha. Por isso foi penalizado. Talvez não recupere. Votaram na vitória de MFL aquando do debate televisivo muitos telespectadores. Talvez tivessem razão. Os motivos foram atrás expostos. E que fez MFL para merecer a vitória? Pouco, muito pouco. O seu melhor argumento foi a dureza espalhada pelas rugas bem disfarçadas pelas esteticistas. São os políticos que temos. Melhor dizendo, são os políticos que os grupos económicos que mandam no país nos impingem. Podia ser pior.
mmb.

Saturday, September 05, 2009

 


OLÁ VASCO! OLÁ MANELA!



Sou a favor da liberdade de opinião, de expressão, de cognição, etc. Porém, a favor da responsabilização do que se diz e propala. Contudo uma coisa não impede a outra.
A “CASA PIA” implodiu! Porra, e agora? Agora é esperar para ver se há algum tema que entretenha a pacoviada estúpida por determinação natural (quer seja em Portugal, quer seja noutro qualquer país do planeta, os dados recolhidos confirmam parcialmente esta tendência na condição humana: a tacanhez).
Quando o processo relativo à Casa Pia esmoreceu, e por via disso se acabou com o protagonismos de uns tantos oportunistas de todas as classes – magistrados inclusivé, a comunicação social tentou lançar um novo produto que lhe trouxesse maior audiência. Foi um ex-governante do PSD que enquanto administrador bancário espatifou uns tantos milhões. Foi o caso de um outro ex-governate do PSD que sendo-lhe associado meteu ao bolso uns tantos milhões e que teve de autodemitir-se de um lugar de apoio a um órgão de soberania. Foi o caso de um outro ex-governante do PSD que mexeu em dinheiro que não era dele e que os tribunais condenaram a sete anos de prisão. Quem não está distraído para estas coisas da “política” sabe que ao longo desta III República muito se roubou. Na República do Salazar: a II, também se roubava mas, quando o roubo era imputado aos salazaristas ficava tudo na sombra. Não havia liberdade de imprenssa! Eis senão quando a jornalista Moura Guedes descobre um filão para os fins-de-semana: o “Caso Freeport”. Com a "oferta" e "cedência" dos segredos de informações secretas, a intrépida comunicadora realizou um folhetim interminável. Era uma espécie de telenovela brasileira que se caracteriza por adiar o desfecho para o próximo capítulo. O negócio que deu origem àquele empreendimento envolvia dezenas de interpostas personalidades. Como havia muito dinheiro em circulação, a querida Manuela utilizava o raciocínio da minha avó: onde há dinheiro há ladrão. Neste caso a ladroagem toma o nome de corrupção. Há corrupção quando o dinheiro dos contribuintes é desviado dos cofres do Estado directa ou indirectamente. De entre as muitas personalidades encalhadas, a jornalista redescobriu três anos depois, a figura do primeiro-ministro, na altura responsável pelo pelouro do Ambiente. Um dia Moura Guedes colocava no ar o tio de Sócrates (metido na tramóia por ter só boas intenções: disse ele). De outra vez era um inglês que disse textualmente que o PM era corrupto... Era um nunca mais acabar de acusações. A data das eleições começa a tomar forma e era preciso calar a fogosa e parcialíssima jornalista (informar não é substituir os tribunais na formalização da acusação). Tudo bem! O nosso Estado de direito rege-se pela liberdade de expressão. Quem se sentiu acusado injustamente que se constituisse assistente e a levasse ao banco dos arguidos Manuela Moura Guedes. Não o fizeram. Não se sabe bem porquê?
Não passa pela cabeça de Sócrates interferir directamente no calar do Jornal Nacional. Porém, misteriosamante o dr. José Eduardo Moniz deixa a TVI. Leva para casa parte da indemnização a que tinha direito... Só quem fosse anjinho poderia acreditar que a sua mulher se iria aguentar a fazer fogo constante sobre o chefe do executivo. A TVI é uma empresa que tem negócios com o Estado português. Logo, quem é que gosta de maltratar os seus clientes? Manuela Moura Guedes fazia-o. Tinha de sair. É a lógica empresarial que se imponha. Perguntarão, então o facto de a subida das audiências trazer clientela não seria de aproveitar? Sim, mas era menos rentável visto que os outros negócios com o Estado renderem muito mais. Quem negoceia com o Estado português são os espanhóis através de muitos entrepostos. De entre eles está a TVI. Tudo isto que aqui está escrito não é novidade nenhuma. Só o escrevi para dar ao dedo. Agora, é preciso que não nos espantemos com isto tudo. A nossa actual democracia é uma variante do salazarismo. No Estado Novo o sacana do Salazar criou sessentas famílias que comiam as mais valias. O 25 de Abril criou em vez de familias os grandes grupos chulo-económicos que comem tudo e de tudo desenfreadamente.

Eu gosto muito da democracia e talvez esteja em parte de acordo com o carniceiro Winston Churchil que um dia disse que a democracia era uma merda, mas era a que cheirava menos mal. (Adaptado)

PS: Tive pena que Moura Guedes desaparecesse dos écrans. Era, talvez, a única que dava vida às notícias porque se entregava à tarefa de ser dura quando trabalhava. Se tivesse ela aplicado a mesma actuação nos outros casos de suspeição não haveria dúvidas em torná-la um verdadeiro ícone nacional de informação.

"Boa noite Vasco" " Boa noite Manuela"... já começo a ter saudades...

mmb
Para que conste
PS: Se não estou em erro o PM apresentou queixa de MMG. Não tenho é a certeza.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?