Wednesday, April 12, 2006

 

.MOISÉS E O SONHO

Corro sempre o risco de na Páscoa só ter pesadelos quando sonho. A Páscoa para além de me meter muito medo quando era criança trazia consigo as notas liceais, que condiziam quase sempre com o escuro lamuriento do interior das igrejas. Era o pior dos períodos. Muitas vezes, ao longo da vida, sofri com as reacções das pessoas às minhas perguntas. Tenho esse hábito e lá de vez em quando nem mesmo em sonhos o evito. Tenho sonhado com muitas figuras públicas. Vejam só este exemplo: Manuela Ferreira Leite, Eva Brown (amiga de Hitler), Margarida Rebelo Pinto (não sei se posso citá-la pois ela é marca registada) etc. Isto no que diz respeito a mulheres. Claro que para além destas também me surgem mais ou menos esfumadas outras... Só que nada têm com o miolo deste texto. Quanto a homens, a coisa é muito pior. Antes de ter sonhado com Moisés , apareceu-me o Prof. Anibal C. Silva. Não gostei da maneira como me portei com ele. É que comecei a dar graxa ao Presidente. Coisa que não é meu hábito, nem mesmo em sonhos. Depois do Presidente sonhei com o criador do Judaísmo. Eis o pesadelo: caminho penosamente e cheio de vontade de beber água por um imenso deserto (depois vim a saber que se tratava do deserto do Sinai). O Sol estava a pôr-se, como convém ao cenário, e ao longe um grande vulto envolto numa luz intensa (era a luz do Sol). Fui-me aproximando. Julguei visionar Jung. E perguntei "Sind Sie der Artz von Suiça?". " Não é assim que se fala alemão! (Vocifrou) Falo todas as línguas. Expressa-te em português. Eu sou Moisés!" Comecei a tremer no sonho. Estou lixado! Eu já escrevi coisas contra ele. É agora que levo com o cajado aquífero, se ele me reconhece. Mais a mais ele nem é cristão... "Trazes água contigo, ó europeu?" " Não, só trago o sangue de Cristo, nesta garrafa (retirei-a de um saco plástico que trazia comigo). O senhor quer?" "Dá-me. Aqui, ninguém me vê beber." Moisés pôs o gargalo à boca e bebeu todo o vinho. Depois voltando-se para mim meio a rir meio a gozar: "Tu não deves beber! Faz-te mal." "Vê-se logo que o senhor não é cristão!" "O que é que isso quer dizer?" "Não se importa que seja eu a fazer as perguntas, pois toda a gente sabe que o senhor sabe tudo porque fala com o Deus Jeová, quase todos os dias?" Moisés, depois de beber o meu rico vinho, ficou mais europeu e condescendeu. Antes de começar o meu interrogatário e aproveitando uma distracção do velho escondi o cajado não fosse a coisa tomar ares de fundamentalismo. Comecei : " O senhor lembra-se de Jeová lhe ter dito o seguinte: "Se comprares um escravo Hebreo, elle te servirá seis annos, e ao setimo sahirá. Mas se o senhor lhe der mulher, e ella lhe tiver parido filhos e filhas; a mulher e os filhos serão do seu senhor, elle porém sahirá com o seu vestido...")" "Sim, isso está em Êxodo cap. XXI 2-4 . E depois?" "Tenho mais umas questões a colocar. Posso?" "Vá lá!" "Era só para confirmar se o Senhor Jeová lhe disse o seguinte: Vós trabalhareis seis dias; o dia sétimo será para vós santo, como Sabbado que he, e descanso do Senhor: o que nelle trabalhar, será morto..." "Disse pois! Não leste Êxodo, cap. XXXV-2 ?" "Já me tinha esquecido. Será possível o senhor Moisés dizer-me se é verdade que uma vez os filhos de Israel lhe levaram perante si um pobre diabo que tinha sido apanhado a recolher lenha no dia de sábado para cozinhar os alimentos para os filhos e que o senhor depois de se aconselhar com Jeová o mandou matar cumprindo as ordens Dele?" "Isto está bem expresso em Números, cap. XV - 32, 33, 34, 35 e 36. Deus mandou matá-lo. Eis a palavra do Senhor: Então disse o Senhor a Moisés: este homem morra de morte, todo o Povo o apedreje fóra do arraial." "O senhor tem essas coisas todas na cabeça?" "Tenho, eu é que mandei escrever." " O senhor sabia que depois de si apareceu um homem que se dizia por um lado Filho de Jeová e pelo outro também era o Jeová nele mesmo e que condenou a atitude do Pai? Que um dia ele e os que o acompanhavam foram apanhados a esmagar trigo por judeus pois estavam cheios de fome, e que ele de nome Jesus disse que não se devia matar ninguém e outras coisas assim parecidas a quem trabalhasse ao sábado..." Moisés estava quase a adormecer mas ainda balbuciou as seguintes palavras: "Quem é que pode acreditar numa coisa dessas?" Depois de Moisés ter caído no sono profundo roubei-lhe o cajado e fui andando deserto fora. A sede a apertar e eu comecei a ter visões. De repente apareceu-me a minha catequista dizendo-me para fazer com o bordão o que Moisés tinha feito no tempo dele e que ela contara à malta. Assim fiz. Bati com ele numa rocha fazendo uma grande ranhura para ver se saía água e qual não foi o meu espanto quando dei por mim a ver sair do buraco o bispo dos Açores. Olha mais um para fazer umas perguntas...
(Continua amanhã)
Manuel Melo Bento
Quarta-feira
12/04/2006

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?