Tuesday, June 13, 2006

 

CONTINUAÇÃO DA COLUNA DA FILOFLA

TERCEIRO FILOFLA
Cuidado, não te esfoles, ó "Ligdamo de Naxos!"
BOSCO
Até à independência não me casarei. Mas, também, não farei como Egeu que julgando ficar sem o Teseu se fez ao mar e lá ficou. Sacrifícios farei sempre. Tenho de partir. Outras penitências me aguardam.
JOSÉ
E, de repente, se eu quiser tornar os Açores independentes?
BOSCO
Não tenhas problemas! Agradeço-te que me avises com antecedência. Toma nota:
não gosto de ser interrompido quando estou em diálogo com o deus. Nem este tão pouco.
TERCEIRO FILOFLA
(Baixinho para José)
Já está! O deus é só para ele. Cuida-te ó José. Se cedes, nem o pálio de Baco segurarás.
JOSÉ
(A Bosco)
E, se não conseguir encontrar-te?
BOSCO
Algo de urgente deve ser comunicado ao Moura. Ele saberá entrar em contacto comigo, nem que seja através de editoriais.
(Bosco sai)
TERCEIRO FILOFLA
Vamos ouvir as gravações?
MOURA
(Recolhendo as gravações)
Será que as minhas pilhas aguentaram?
JOSÉ
Quem ordenou as gravações? "Que ninguém jamais, vendo o que acontece agora, tenha algum destino mortal por impossível." (19)
MOURA
A intenção é fazer história!
CRIADA
(Entrando esbaforida)
Patrão! Patrão! O tacho desapareceu!
SEGUNDO FILOFLA
Ao menos ficámos com os Estatutos!
TERCEIRO FILOFLA
Um tacho tão grande! Este Hermes de uma figa já tinha tudo preparado. Neste momento, deve estar a papar o nosso repasto rodeado dos seus servíveis, prosaicos prosélitos.
MOURA
(Furibundo)
Ficar sem o polvo, vai que não vai. Mas ficar sem o tacho é coisa que não perdoo. Editorais me valham se ele não mo devolve!
JOSÉ
Calma ó letrado editorialista! Justiça se há-de fazer.
TODOS EM CORO
"Justiça é uma roda
Lá no alto a rodar
Quem na nossa roda
É que a vai apanhar?" (21)
TERCEIRO FILOFLA
(Cheio de ledice)
Ah! Ah! Ah! O moura sem tacho! Muito me hei-de rir amanhã no Royal
JOSÉ
Cuidado com o ridículo. Há gargalhadas que esfolam vivo uma criatura. É bom usarmos de parcimónia e de prudência. Que nada do que se passou aqui transpire lá fora. Existem delatores entre nós. Os nossos segredos são os boatos do estrangeiro.
SEGUNDO FILOFLA
Temos de mudar de quartel-general. Isto assim é uma pouca vergonha!
TERCEIRO FILOFLA
O Royal é um lugar histórico!
PRIMEIRO FILOFLA
À noite é barulhento!
MOURA
(Olhando para o relógio da sala)
Dou por terminada a reunião. Faz-se tarde. Saiam pelas traseiras. Todo o cuidado é pouco. O estrangeiro espreita e, ou nos mantém sob prisão ou sob vigilância.
Fim
do I Cap.
A seguir no II Cap.: Simpatizantes tomam o pequeno-almoço no Royal.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?