Tuesday, July 18, 2006

 

O IMAGINARISTA - CONTINUAÇÃO DO DIA 17 DE JULHO DE 2006

CONTINUAÇÃO DO DIA 17 DE JULHO DE 2006

O IMAGINARISTA

MANDALA
Vive como? Ela vive num conjunto de que faz parte integrante. Ela não é independente. A razão apresenta etapas de crescimento no ser. É usada na primeira fase do discernimento até chegar à maturidade. Neste grau ela procura reduzir o erro. Quem treina a razão para que ela atinja a perfeição? Pode ser treinada como um cavalo? É que por vezes existem seres cuja razão deixa muito a desejar. Se se pode dizer que ela nem sempre se manifesta igualmente para com todos, então é porque percorre caminhos distintos. E muitas vezes ela não dá mostras de crescimento. Será que sofre influências externas circunscritas no corpo que habita?
VARETT
Existe um padrão para os seres normais.
MPara estudares uma máquina tens de a desmanchar. Se a máquina avaria, que alegria não sente o técnico quando a consegue reparar. Conhecer uma máquina é também conhecer as suas avarias. Para tornar a medicina mais eficiente é preciso estudar os cadáveres. A razão da doença é a razão da saúde...
FIM DO I CAPÍTULO
II CAPÍTULO (INÍCIO)
VARETT
Existem filosofias de intervenção como o marxismo, por exemplo, e de contemplação como o idealismo. Para que serve a tua?
MANDALA
Esta questão originaria , de certo, um outro tipo de diálogo.
VOutro tipo de diálogo? Não estamos nós a pensar o Universo? Já te esqueceste? Não será o social uma parte que nos ajudará melhor a compreendê-lo?
M
Para um conhecimento rigoroso e científico devemos apelar também para a Física Teórica e outro tipo de conhecimento afim. O que nós fizemos foi papaguear acerca de coisas das quais ainda somos uns ignorantes estabelecidos. Nós vemos o Universo de um ângulo muito restrito.
V
É o Universo. Que eu saiba, ele não é ainda propriedade das elites!
M
Temos de começar por algum lado. Ocorre-te alguma ideia?
V
Será a sociedade racional?
M
A que sociedade te referes? A dos animais ou a das plantas?
V
À sociedade humana, bolas!
M
Não queiras isolar comunidades! Repara que existem plantas que até comem animais, assim como animais que comem plantas. O Universo indica-te que são interdependentes. Na escola primária ensinaram-te que tanto as plantas como os animais são seres vivos.
VComo é que podes falar em nome das plantas? Já alguma vez foste planta?
M
Havemos de falar mais tarde sobre as comunidades das plantas e dos animais. Voltemos, pois, à sociedade humana. Ela não é só racional. Se fosse só isso ela não sobreviveria.
V
Explica-te melhor!
M
Suponhamos que num determinado país aparecia um Herodes qualquer que mandava matar todos quantos fossem detentores de cargos políticos. Desde o Chefe de Estado atá ao mais simples Vogal de Assembleia de Freguesia. Mais, mandava matar todos aqueles que tinham concorrido e não haviam sido eleitos.

CONTINUA AMANHÃ DIA 19 de JUNHO DE 2006

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?