Thursday, July 06, 2006

 

SOBRE MIM I CONTINUAÇÃO DO DIA 6 DE JULHO

CONTINUAÇÃO DO DIA 6 DE JULHO

MANDALA
Vou procurar ser mais claro. Achas que a Lua pensa?

VARETT
Claro que não!

M
Vês? A tua resposta é comum à de milhões e milhões de pessoas. No entanto, algumas outras são capazes de julgarem que ela é uma deusa. E por isso mesmo não só pensa como é capaz de fazer outras coisas.

V
Essa gente é pagã. Não conta.

M
De onde tiraste tu essa ideia?

V
Eu penso por mim. Da minha cabeça, claro!

M
A tua cabeça cria ideias?

V
O meu cérebro, sim!

M
Essas ideias são matéria ou outra coisa?

V
Matéria?, claro que não!

M
Se não são matéria, devem ser coisas imateriais ou uma mistura de matéria com espírito...

V
Não podem ser mistura por que seriam formadas em parte por matéria. As ideias são imateriais.
M
És capaz de me dar exemplos de outras coisas imateriais?

V
Claro! A ideia de Deus, do Bem, do Justo, do Belo, etc.

M
Quem é que achas que criou o Mundo?

V
Deus!

M
A ideia de Deus que referes foste tu que a criaste ou está em ti?

V
Está em mim!

M
E a ideia que tens de a Lua pensar ou não pensar está também em ti, ou formaste-a depois de eu te ter colocado a questão?

V
Parece que a formei depois.

M
Tudo bem. Ideias com origens diferentes, porém imateriais. Não será?

V
Concordo.

M
Fazes tu a menor ideia em qual parte do teu corpo se formam as ideias?

V
Penso que tem origem no cérebro pois até com um coração artificial o cérebro cria ideias. Pode-se pensar sem pernas, sem braços, sem fígado, sem bexiga e com apenas parte do cérebro a funcionar...

M
Quer tanto a ideia de Deus (que já estava em ti) quer tanto como no caso das que são elaboradas a posteriori, como por exemplo, aquilo que dissemos acerca da Lua, essas ideias, pergunto, estarão retidas no cérebro?

V
Sim, a de Deus já cá estava. Quanto às outras, o cérebro as realizou.

M
Se as ideias são seres imateriais, como é possível serem criadas pelos cérebros humanos, os quais se podem pesar, cortar e analisar como qualquer outra peça do corpo humano? Se as ideias de Deus e do Justo, por exemplo, são imateriais, como é que podem ficar fechadas em compartimentos materiais?

V
A ideia de Deus nasce connosco. Por que havia de sair, dar passeios e deixar-nos vazios?

M
Se ela está bem “fechada”, quando fazes uma corrida pedestre é pouco provável que ela fique para trás. Ela também correrá contigo?

V
Isso não é para mim. Isso é bruxaria. Não estou a ver a ideia de Deus a correr comigo.

M
Isso eu também não sei. Só que acho estranho. Só se está colada e bem colada numa casota cerebral?

(Continua amanhã)

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?