Tuesday, July 11, 2006

 

SOBRE MIM II - CONTINUAÇÃO DO DIA 10 DE JULHO DE 2006

CONTINUAÇÃO DO DIA 10 DE JULHO/06

SOBRE MIM II

VARETT
Porém, purificam a alma.
MANDALA
Já percebi. O corpo manda na alma e esta está sujeita aos caprichos daquele.
V
A consciência do homem é pertença do seu lado espiritual. É com ela que o homem orienta o corpo no seu procedimento o que contará, certamente, no juízo final de todos.
M
Uma boa consciência ajuda muito uma alma. Isto, está cada vez mais difícil! A alma imortal sem uma boa consciência não pode dirigir as coisas do corpo para a sua própria salvação. Quer dizer que sendo a alma uma essência, ela está sob as ordenações – passe o termo “real” - da consciência e depende, por outro lado, daquilo que o corpo quiser fazer face às tais determinações. Se for, por exemplo, relativo a coisas carnais , o corpo terá de as interpretar (se quiser, porque, às vezes, a carne é fraca) ou não? Que é o mesmo que dizer; é bom demais para ser verdade. E eu não vou deixar escapar esta oportunidade. A sorte não costuma bater duas vezes à mesma porta. A luxúria que dá muito mais prazer ao corpo do que às coisas da alma deve ser contida pela consciência para não prejudicar a alma à posteriori . Pobre alma! O que não sofre ela às mãos do divino! A alma é, portanto, uma infeliz que sozinha não se pode defender. A sua defesa pertence às variantes do comportamento do corpo, e este depende da consciência ser ou não ser capaz de o influenciar. A consciência, por sua vez, obedece à força da vontade de cada um, que é, também, por sua vez, dominada pelas apetências corporais. Se a alma, de facto, fosse um ser independente e capaz de se repensar, os apêndices referidos não teriam qualquer importância no seu ser, na sua virtude (que não tem) e no seu comportamento. De facto, as apetências do corpo, a consciência e a vontade são inevitavelmente um triunvirato de respeito. São as divindades que andam por aí à solta. Tiremos-lhes o chapéu que bem merecem ser adoradas pelas suas formas humanizadas com que nos tratam. São elas as merecedoras do nosso amor e respeito. São elas que dispõem das almas. São elas que seleccionam quem deve entrar ou não no reino do Criador-Senhor. Ou seja, quem deve cair na patetice de o aturar eternamente. (Como se isso permitisse algum gozo estar para ali feito parvo a contemplá-Lo. Estou a ver as beatas cansadas de tanto O adorar e Ele sem atar nem desatar. Pudera, ele é imóvel, para algumas coisas... Não esqueçamos de que de vez em quando Ele fala e tem sítios que frequenta mais do que outros.) Diz-me mais coisas...
V
A consciência de um homem bom pode ajudar outro homem sem ser em coisas materiais. Uma alma perdida que por não ter seguido a palavra de Deus poderá ter um fim horrível, por exemplo.
M
Não percebi!
V
O arrependimento é uma coisa não material. Uma alma boa pode ajudar outra a arrepender-se e a ganhar o Céu.
MÓptimo! Bonito! Daqui a pouco estou convertido! Arrepender-se, pedir perdão ao Salvador ou outras coisas do género são, de facto, coisas do outro mundo; do mundo das ideias, neste caso religiosas. Porém, elas referem o mundo dos corpos, dos seus desejos e das suas apetências. Não consegues dizer algo que não esteja ligado ao sangue, ao suor e ao sofrimento?
V
O sofrimento é pertença da área do psicológico. Nada tem de físico. Bolas!
M
Ninguém diz o contrário. Ora bolas! Só que o sofrimento tem por base o físico. E não fantasmas desligados do real. Até os fantasmas para sê-lo têm de usar umlençol... Não fui eu que invebtei tamanha baboseira. Tu não percebes que o teu Deus fala e pensa como os homens. Um acto físico e traumatizante gera desconforto na área da psique. E porque não?
V
E aqueles que nunca viram Deus e que ficam doentes só de o desejarem?
M
Qualquer desgraçado ficará doente se insistir muito em querer uma coisa sem o conseguir. Acontece, meu caro. Espero que não caias nessa senão estarás sujeito ao péssimo serviço público que trata as mentes e que te pode pôr ainda mais maluquinho.
V
Não me posso calar. E, então, aqueles que por tanto desejarem estar com Deus o conseguem?, e que depois da experiências relatam coisas maravilhosas...
M
O que eles dizem nada tem de diferente do que dissemos. Uns até falam de luzes e de vozes extraordinárias. Não passa disso. Não deve ser com isso que se arranja o passaporte para o Céu.
V
O teu problema é não teres fé. Tudo está na mão de Deus.
M
A fé será algum instinto?

(Continua amanhã, dia 12 de Julho de 2006)

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?