Tuesday, August 15, 2006

 

CADERNO DO OLHAR - CONT. DO DIA 14.8.06


CADERNO DO OLHAR III – CONTINUAÇÃO DE 14/8/06

PACKETA
Se não tens Fé, estás lixado!
MANDALA
A ideia de Fé está relacionada com uma ânsia de permanência e de auxílio a esta por um lado. Pelo outro, há o querer que ela exista permitindo toda a exequibilidade de uma série de aspirações que se limitam ao circulo do indivíduo. Hoje, lida-se com o stress como quem lida com falta de apetite. Salientemos o facto de que na Igreja de Roma o confessionário, como prática soprada pelo divino, estar a perder terreno nos países ricos e a ser substituído pelos consultórios dos psicanalistas. O Corpo Central está sujeito à evolução. Aliás, assim como todo o Universo. Assim como os feiticeiros deram lugar aos cultos e sábios sacerdotes, assim o confessor cedeu lugar ao clínico.
VARETT
E a eternidade?
MANDALAO teu Deus criou tudo?
VARETT
Tudo!
MANDALA
E a eternidade?
VARETT
Se todo criou, é lógico que a criou também como entendimento.
MANDALA
Se isso fosse assim como tu dizes, a ideia de eternidade não seria tão completa. A eternidade dos homens seria menor em relação à eternidade de Deus. Teríamos de entender a eternidade axiomática. Duas eternidades: a de Deus e a outra que até tem um começo. Menos eterno não é uma forma lógica. Pelo menos a nível clássico. Deus é eterno, porém, o eterno não é Deus. A eternidade não tem forma. E que forma terá a alma do homem na eternidade? A eternidade não é espaço...
PACKETA
Pareces um antipadre!
MANDALA
Imaginemos o seguinte: dois homens acreditam em Deus. No entanto, um deles acredita menos um todo nada. Será que posso afirmar que um tem um Deus e o outro um Deus menos qualquer coisita.
VARETT
Que disparate! Ou se acredita ou não se acredita. Não há partes de Deus!
MANDALA
Que é isso de acreditar em Deus?
VARETT
Seguir a sua palavra. Seguir as suas obras.
MANDALA
Seria bom estudarmos outros deuses e suas palavras. Que eu saiba, com o avanço da ciência, da tecnologia, do pensamento discursivo que as acompanha. Já ninguém acredita com tanta certeza nos intérpretes que aparecem por aí. Começa-se por duvidar de tudo. E as certezas do passado não passam, algumas vezes, de baboseiras. Quando se descobriu a pílula e o trabalho externo para as mulheres, as religiões da pureza começaram a perigrar nas estruturas. Aquilo que antes era considerado um grande pecado e que levava os prevaricadores a ficarem impedidos, depois de morrerem, de usufruírem da presença de Deus (segundo os intérpretes mais fundamentalistas) é, nos dias de hoje, uma grande treta. Actividade sexual é considerada tão necessária quanto uma refeição. Os deuses modernos vão ficando reduzidos à festa porque os seus associados já começaram a enfadar-se com o pouco significado dos sacrifícios. E tudo leva a crer que os altares desses deuses se transformarão em balcões de snackbares.
VARETT
Isto realmente não leva a nada!
PACKETA
Estas questões não podem ser tratadas pelos teus Corpos Centrais. Todo o indivíduo tem capacidade para lidar com este problema sem dar satisfação a ninguém. O Corpo Central só existe na tua cabeça.
MANDALA
Lá isso é verdade. O Corpo Central tem dificuldade saltar para a tua cabeça.
PACKETA
Diz-me uma coisa. Um cardume de peixes é a soma de muitos peixes ou é só um peixe? Faço-te esta pergunta tendo em conta a tua posição inicial.
MANDALA
Um cardume quando é atacado pelos predadores transforma-se num único animal com actividade e vida próprias. O predador ataca no centro e na lateral do “animal” matando centenas ou milhares dos seus constituintes. Depois de estar saciado, o predador deixa o que resta dele em paz. Quando estão a ser atacados os peixes formam um todo único em vez de fugirem cada um para o seu lado.
VARETT
Os homens também se mobilizam num todo quando fazem guerra contra outros homens.
PACKETA
Os predadores matam os chefes dos cardumes?
MANDALA
Matam. Mas não tem problema porque rei morto rei posto. O Corpo Central recria novamente um chefe, isto é, surge de dentro dele uma cabeça para os liderar e orientá-lo na sua sobrevivência.
VARETT
Agora, até os peixes têm um Corpo Central. Daqui a pouco ele está a dizer
que o cardume também tem um feiticeiro. Ah! Ah!

Continua amanhã, dia 16 de Agosto de 2006

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?