Friday, August 18, 2006

 

CADERNO DO OLHAR IV - CONT.


CADERNO DO OLHAR IV

Continuação do dia 17 de Agosto de “2006

SENORIÃO
Julgo que nenhum!
MANDALA
Claro1 Assim como as comunidades primitivas não precisavam nem de abades nem de bispos porque se limitavam a sobreviver. No entanto, com o passar dos tempos, ei-los com feiticeiros que depois deram lugar aos sacerdotes e pr aí em diante.
SENORIÃO
O Universo naõ é um corpo com vida. A vida existe nele num determinado ponto.
MANDALA
O que mexe é igual a vida. O homem é um ser com vida. Essa sua afirmação não passa de um enacapotado antropomorfismo. Dizer que as plantas e os animais são os únicos possuidores do dom da vida é não querer olhar o homem como um constituinte diferenciado do Universo. Sendo parte do mesmo Universo e dele retirando a substância de que é feito não é estar a fugir à sua identidade o facto de não aceitar que tudo é vida?
SENORIÃO
Não vejo onde está o sensor religioso do Universo?
MANDALA
De uma coisa temos a certeza. O homem é um ser que pensa o religioso. As pedras, os planetas, os sóis e outros que tais não o fazem. Não apresentam esta característica.
SENORIÃO
já sei. O homem, melhor a globalidade dos homens é o sensor religioso do Universo. Ah! Ah!
MANDALA
Os homens poderão ser considerados o sensor religioso. Só que estamos sujeitos a que “outros homens” de outros espaços tenham em relação a nós outro estatuto. Estaríamos para eles como o feiticeiro está para o bispo.
SENORIÃO
Ou vice-versa!
MANDALA
Nem mais!
SENORIÃO
Que tipo de sensor religioso pode ser considerado o homem ou outro homem do Universo se ele nada manda na ordem que rege o mesmo Universo?
MANDALA
Parece à primeira vista que o sensor religioso das nações mais evoluídas não têm peso. Porém, não é assim. Vejamos o seguinte: o sensor religioso influi no desenvolvimento da sociedade. Sabemos o quanto às vezes interfere no sector político.
SENORIÃO
Senhor Mandala. Que influência terá a cabeça religiosa, o tal sensor religioso do Universo, na ordem física do mesmo? Não poderemos denominar esse seu sistema de uma diatribe?
Continua amanhã, dia 19 de Agosto de 2006

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?