Saturday, August 19, 2006

 

CADERNO DO OLHAR IV


CADERNO DO OLHAR IV
Continuação do dia 18.8.06

MANDALA
Meu caro, não lê jornais, não vê televisão, não ouve rádio?
SENORIÃO
Estou actualizado!
MANDALA
Ainda bem! Vamos supor que depois desta nossa conversa se passavam trezentos biliões de anos. Sabe que o homem da Terra terá possibilidade de vir a povoar outros planetas e até outras galáxias?
SENORIÃO
Certamente. Estou a ver milhares de planetas com condições de vida para o homem poder lá viver transformados em verdadeiros viveiros.
MANDALA
Decuplica os trezentos biliões de anos vezes sem conta.
SENORIÃO
Estou a tentar...
MANDALA
O Universo polvilhado de consciência humana. Uma grande cabeça. Um grande sensor religioso dado que é ao homem que cabe pensar a religião. Pensar, meditar, tornar as coisas com sabor religioso fazem parte da sua estrutura e crescimento. Acreditando ou não no factor religioso em si, independentemente de subjectivismos de cada raça, o homem não pode deixar de o considerar. Uma tão grande consciência humana não deixaria de ser, ao lado da ordem universal, uma grande consciência do Universo. Obteríamos, assim, uma possibilidade de haver um equilíbrio entre eles. Este equilíbrio seria provavelmente uma apetência para a harmonia tão ao jeito do Universo.
SENORIÃO
Harmonia?
MANDALA
Pode ter outro nome!
SENORIÃO
Deus?
MANDALA
À vontade do freguês!
APÓS O DIÁLOGO
SENORIÃO
Queria que me explicasse o conceito de sobrevivência no final dessa harmonia por si inventada. Como surge o homem? O porquê da existência entre os seres?
Continua amanhã, dia 20 de Agosto de 2006

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?