Thursday, August 17, 2006

 

CADERNOS DO OLHAR IV


CADERNO DO OLHAR IV

Continuação do dia 16.8.06

SENORIÃO
Estas questões não são fáceis de entender e aceitar. Compreendo até onde quer chegar. Só que o argumento não é tão demolidor quanto devia ser.
MANDALA
Aceito a crítica. Mas vamos procurar entender-nos. Quando Cristo falava de amor ao próximo, os seus compatriotas judeus que o escutavam sabiam ou não do que se tratava?
SENORIÃO
Claro que sabiam, mas não aceitavam!
MANDALA
Eu perguntei se eles sabiam ou não do que ele pregava. Para já é o que interessa. Aceitar ou não é outra questão.
SENORIÃO
Sabiam!
MANDALA
Cristo fez um arranjo com palavras e sentimentos conhecidos de todos eles. Cristo é um prolongamento erudito e religioso daquele grupo. Cristo não falaria nem pregaria para si próprio. Seria um absurdo. O que se verifica é um grupo e seu prolongamento.
SENORIÃO
Além de Cristo, não havia, ao tempo, outros prolongamentos do seu grupo?
MANDALA
Óbvio! O Sumo Sacerdote, por exemplo, é um dos prolongamentos dos judeus da altura.
SENORIÃO
Então, cada judeu, no caso de se isolar, seria um prolongamento?
MANDALA
Diz bem! Se se isolasse, pregasse e pensasse alto por que não? Se interpretasse as aspirações do grupo, por que não? Os grupos dão origem aos prolongamentos que fazem parte integrante deles mesmos.
SENORIÃO
Voltemos um tudo nada atrás. Lembrei-me de que as tartarugas vivem isoladas.
MANDALA
Parece. Têm tempo para as relações sexuais. Podem viver muito tempo isoladas porque os oceanos têm uma dimensão enorme. Mas isso é a nossa análise. Para as tartarugas o caso é certamente distinto.
SENORIÃO
Fico com a sensação de que este discurso é demasiado facilitador e peca por não referir com rigor a observação.
MANDALA
É uma teoria e como tal serve para conversarmos. Nem está em causa registar a patente...
SENORIÃO
Demos um grande trambolhão. Isto é, das duas cabeças do Universo aos seus prolongamentos vai uma eternidade. Gostava de saber quando é que se pode ver as duas cabeças do Universo?
MANDALA
No começo das minhas observações chegamos à conclusão de que os grupos humanos eram orientados por duas grandes forças. As quais denominei de poder político e poder religioso. Existem outros tipos de poder, mas sempre subserviente àqueles.
SENORIÃO
E o poder económico?
MANDALA
Existem períodos em que o poder económico orienta os grupos. Porém, trata-se, quando acontece, de curtos períodos que podem ser explicados porque o poder político enfraquece por corrupção, incapacidade de organização, falta de determinação política, aproximação demasiado perigosa ao poder religioso. O poder económico resguarda-se no poder político. Pode, até, condicioná-lo, mas nunca o domina completamente. Não é usual em permanência. Senão quem dirigia politicamente os grupos eram os empresários, empreiteiros e outros que tais. O que aliás não acontece se não esporadicamente. Assim, como não acontece a não ser esporadicamente um barbeiro só por ser barbeiro ser ministro.
SENORIÃO
Eu sei de um ministro que foi barbeiro.
MANDALA
A Comuna de Paris ofereceu esse exemplo. Uma famosa excepção.
SENORIÃO
Em que ficamos?
MANDALA
Vou resumir. Numa vilória temos a Câmara Municipal e a Igreja Paroquial que são os órgãos máximos locais. Os outros órgãos de autoridade são adjacentes. Aumente-se a ideia e veremos a organização de nações, países, etc.
SENORIÃO
Percebi a ideia. Voltemos ao Universo e às duas cabeças. Que são elas?
MANDALA
Olhemos o Universo como se dele estivéssemos muito distanciados. Que poderemos dizer dessa coisa fantástica?
SENORIÃO
Que existe uma ordem e uma organização impecáveis.
MANDALA
Que existe um Sol que nos dá vida e nos aquece.
SENORIÃO
Ele há muitos sóis!
MANDALA
Certamente darão calor e vida a outros planetas e a outros seres. Paremos um pouco na ordem como um dado adquirido. A ordem domina o Universo. Digamos que é a cabeça da politica do Universo. Esta cabeça é um sensor vital para manter a harmonia entre as coisas que existem nele.
SENORIÃO
Que é feito do sensor religioso?
MANDALA
Existe uma ordem. Nisso estivemos de acordo. A ordem existe nela mesma, porém, ideia de ordem não é ela que a elabora. A ideia surge numa outra dimensão.
SENORIÃO
Essa de retirar a ideia de ordem à ordem do Universo é para confundir. Esquisito.
MANDALA
Imaginemos que só havia uma ordem. Qual era o problema?
Continua amanhã, dia 18 de Agosto de 2006

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?