Sunday, August 27, 2006

 

M & M

DIÁLOGO DE APOIO
(A QUÊ? - NÃO SEI!)

VARETT
Será o pensamento constituído por água, ar, terra ou fogo? Esta questão vem na linha dos disparates que andas a inventar.
MANDALA
Nos dias de hoje, é difícil definir matéria. Para além destes elementos, haverá, certamente, outro tipo de matéria ainda desconhecida pelos humanos. Pode até ser em número infinito que eu não me importo. Quando afirmei há tempos que o pensamento tinha de ser matéria não referi, como deves calcular, o tipo de matéria em questão. Disso nada sei! Aliás, eu raciocínio com as estruturas com que fui programado e é por elas que atravesso essa enorme escuridão ou labirinto com que fui premiado ao pertencer a esta classe de mamíferos de que também fazes parte.
VARETT
Faço parte de um conjunto de mamíferos que acredita na espiritualidade...
MANDALA
Parabéns!
VARETT
É-me difícil percorrer o teu caminho, embora, haja nele uma boa dose de lógica humana. E sendo assim, explica-me como é possível tudo ser matéria, não dando hipóteses a que o espírito faça parte também desse labirinto?
MANDALA
Vou fazer uma afirmação: o mau cheiro é um produto final!
VARETT
O que é que isso tem a ver com a questão que te coloquei?
MANDALA
Eu vejo um homem a colher trigo numa ceara. Depois, passado um certo tempo, ei-lo a moê-lo e a juntar-lhe água. Em seguida, leva essa mistura ao forno e fabrica o pão. Alimenta-se dele e depois caga-o. O pão cagado evapora-se. Essa evaporação, que até cheira mal, é um produto final.
VARETT
Cada vez te percebo menos.
MANDALA
Eu quero dizer com isto que a matéria é inteligente.
VARETT
E as pedras da calçada também... Uf!
MANDALA
Claro, tudo é inteligente, na sua própria dimensão!
VARETT
Agora é que eu fujo!
MANDALA
Repara atentamente no que te vou propor. Imaginas-te a viver num planeta que só seja constituído por granito?
VARETT
Não, ora essa!
MANDALA
Vês, onde vives, o granito sustenta várias camadas de terra. Terra que floresce e permite dar continuidade a outros seres. O granito é um ser. A terra, outro ser...
VARETT
Mas, não é o granito que faz a terra!
MANDALA
Eu não disse isso!
VARETT
Então?
MANDALA
Eu não disse que era o trigo que cheirava mal. Achas que se a água estivesse em cima da areia ou mesmo da terra, servia para alguma coisa se não tivesse uma base feita de pedra que a torna suportável? O que eu quero dizer ao afirmar que tudo é inteligente é precisamente querer comparar todos os mecanismos a um feito organizado e orgânico sem distinções a não ser as que detectamos e que são acidentais.
VARETT
Vamos supor que eu vou na tua cantiga e que tudo é matéria organizada e orgânica (salvo seja!). Diz-me onde é que colocas os “géneros materiais” como sejam as emoções, o amor, para não citar outros para já.
MANDALA
Achas que a natureza é económica?
VARETT
Pode ser.
MANDALA
Muito bem. Quando nascem, por exemplo, ilhas no meio do mar, por que razão a maioria delas permanece para sempre? Não haverá aí um aproveitamento na transformação do fogo e de outros elementos numa nova faceta deste planeta? Com a sujeição que estão votadas às estações do ano, não haverá um dirigismo interior que depois as faz florir e frutificar? Estamos de acordo neste processo de “atitude” económica, pois é esta que faz o projecto de transformação.
VARETT
Hum... E quanto às emoções? Não estarás a fugir à questão?
MANDALA
Já lá vamos. Achas que o fogo gosta da água?
VARETT
Que pergunta mais tola!
MANDALA
Vou reformular. O fogo dá-se com a água?
VARETT
Claro que não!
MANDALA
Imagina um mundo só de água, onde não houvesse fogo. Nem mesmo o fogo do Sol quando cá chega. Que aconteceria?
VARETT
A água congelaria e a vida ia ao ar.
MANDALA
Imagina, agora, um fogo enorme que fizesse evaporar toda a água. Achas que dentro das nossas estruturas vivenciais e lógicas haveria lugar para aceitar este tormento?
VARETT
Claro que não!
MANDALA
É que isso implicaria a destruição de um projecto (projecto que nos envolve e do qual nem conheço o princípio nem o fim). Nós fazemos parte desse projecto e é natural que queiramos equilibrar as coisas para não sermos aniquilados. Não sermos destruídos implica uma certa atitude interior e sobretudo exterior. Ao vivermos num mundo equilibrado onde os elementos se harmonizam, o nosso comportamento torna-se empático com a natureza.
VARETT
E as emoções?
MANDALA
Eu acredito que a emoção do medo do desequilíbrio, por exemplo, provém das coisas fundamentais que estão na origem dos “produtos finais”.
VARETT
Como o mau cheiro?
MANDALA
Vamos primeiramente ver se estamos de acordo quanto ao que se pretende que a emoção seja. Suponhamos que acordas e vês um leão no teu quarto deitado ao teu lado na cama. Como ficavas?
VARETT
Leão ou leoa?
Continua amanhã, dia 28 de Agosto de 2006

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?