Wednesday, August 23, 2006

 

MENTE EM PÓ
Continuação do dia 22 de Agosto de 2006

MANDALA
Nunca ouviste dizer que aquilo que faz com que o o lápis friccionado atraia papelitos é a electricidade? Experimenta pensar um lápis um milhão de vezes maior e que foi friccionado numa camisola de lã um milhão de vezes maior do que a primeira referida atrás. Aplica a força inicial da fricção também um milhão de vezes mais. Por acaso adivinhas o que te aconteceria se esse lápis passasse perto da tua cabeça?
VARETT
Não!
MANDALA
Queimava-te o toutiço!
VARETT
Queres com isto dizer que um cabeçudo terá mais electricidade do que eu ao pensarmos a mesma coisa simultaneamente?
MANDALA
Tu o dizes e dizes bem. Cada um tem um índice de energia próprio. Se tu beberes uma cerveja, acusarás maior grau de alcoolémia do que o senhor Pavarotti, por exemplo, dizem as más línguas.
VARETT
Percebi muito bem. Enquanto eu me embebedo ele canta de alegria. Se um dia sonhares comigo e nesse sonho eu te bater espero que fiques com um olho negro.
MANDALA
São dimensões de energias diferenciadas. A própria sensação de dor no sonho, depois de levares um bom sopapo, não a podes deixar de considerar.
VARETT
Penso que no sonho aquilo que se manifestou foi o apelo a um referente. Tendo esse referendo sido o diapasão, mas nunca um acto sensível e comensurável.
MANDALA
Se recordares o cheiro de um perfume sem o teres por perto, aproximas-te do odor real? Será o reviver da imagem ou o reviver de uma sensação odorífera?
VARETT
De imagem, creio eu.
MANDALA
Não será uma imagem com odor? É que só se tiveres imagem, não creio que chegues lá. Imagina duas mulheres com o seu perfume particular. A cada uma se liga a imagem ao odor próprio! Não será?
VARETT
Penso que posso separar qualquer delas do perfume a que pertencem e reter a imagem simplesmente.
MANDALA
E que fazes tu ao odor?
VARETT
Desassocio-o pura e simplesmente.
MANDALA
Armazenas-lo em algum “local”?
VARETT
Talvez.
MANDALA
Qual dos dois, a imagem da mulher ou a sensação de odor mais ligas aos sentidos?
VARETT
A sensação do odor.
MANDALA
Não te esqueças que os sentidos sentem. Dão-te uma sensação de... e há momentos fazias apelo à imagem.
VARETT
A imagem da mulher pode sugerir uma sensação estética. Teríamos, assim, duas sensações e eu distingo-as.
MANDALA
Concordo para já. E se acordares de um sonho com imagem e odor, não ficarás com estas duas sensações prolongadas por algum tempo?
VARETT
Às vezes até à hora do almoço...
MANDALA
Olha para ele cheio de química! E a química mede-se.
VARETT
Ena pá, no começo desta conversa querias que eu ficasse com um olho negro sonhando. Que mais queres?
MANDALA
Queria que dobrasses uma colher concentrando-te nela. Se não consegues realizar este tipo de jogo mental, diz-me se alguma vez ejeculaste ao sonhares que fornicavas com alguém muito excitante?
VARETT
Quando sonhava com a minha professora de Inglês, que era cá um borrachão.
MANDALA
Uau meu! E atingias o orgasmo só com a imagem, seu maroto?
VARETT
Por vezes, não distinguia o real do sonhado. Minha avó ao acordar-me chamava-me porquinho por causa dos lençóis...
MANDALA
A mente, meu caro, trabalha com referentes materiais ou materiais distorcidos.
VARETT
E então, os seres abstractos?
MANDALA
São desvios da mente. A abstracção é uma doença. E as doenças do género tratam-se.
VARETT
Acudam que este já emborcou uma canada de uísque e já não sabe o que diz!
MANDALA
Vamos falar do real. O que é este para ti?
VARETT
É o que eu penso dele (da coisa).
MANDALA
E se pensares mal, melhor dizendo, se tiveres hipóteses de chegar a ele com rigor? De que tipo de real és tu possuidor?
VARETT
O meu real!
MANDALA
Mas podes considerá-lo um desvio, uma vez que o teu real pode não sê-lo em relação a outrem?
VARETT
Tudo é possível...
MANDALA
O teu real sofre de disfunção, o que é possível. Se os teus sentidos te enganarem como chegarás a ele?
VARETT
A verdade, o real, o lógico estão comigo. Sempre estiveram.
MANDALA
A imagem da tua professora de Inglês esteve sempre contigo ou começou a dar sinais de existência quando te sentaste nos bancos do liceu?
VARETT
Sacana! Isso é outra conversa. Isso é sexo!

Continua amanhã, dia 24 de Junho de 2006

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?