Monday, August 21, 2006

 

MENTE EM PÓ

PREDITO
O problema de se saber o que é o pensamento não se resolve com invenções de cada um... Mais invenção menos invenção, o certo é que se está ainda muito longe de o caracterizar com rigor científico. Sempre que o sujeito faz apelo ao pensamento, quer seja por recordação retardada, quer seja por utilização imediata dos seus constituintes, a componente energética é uma constante. O pensamento faz-se “sentir” como elemento sustentado. Todas as vezes que ao pensamento surgem ideias ou impressões de ideias, elas são suportadas por uma energia que se apresenta gradativamente, pois, há ideias mais positivas do que outras no sentido de maior ou menor forte impressão no sujeito pensante. As ideias são algo detectável. Ao fazer apelo a um discurso de ideias, o sujeito pensante utiliza cópias de ideias (fotocópias), cujo original está conservado em determinado espaço. Dizem alguns que esse espaço se localiza no cérebro. O cérebro pode ser uma máquina ao serviço de um centralismo de órgãos “independentes” que podem estar em conexão na construção de ideias. Se o cérebro envia informações (trata-se de cópias de originais que se encontram retidos para posteriores utilizações) para os diversos órgãos, não serão eles (os órgãos) um sistema de interpretação cerebral? Não basta enviar uma informação a alguém. Esse alguém terá de interpretá-la. E se a interpreta, é porque “percebe” de cérebro, isto é, ele também é uma espécie de cérebro. É que as informações e ordens enviadas pelo “patrão” não caem em saco roto. Alguém as percebe e reage em conformidade...
VARETT
Ainda o outro dia, num sonho, tive a sensação que me batiam. Estav num beco escuro e um vulto agrediu-me.
MANDALA
O sonho de que foste paciente foi materialmente sensibilizado no momento da agressão.
VARETT
Não fui propriamente agredido. O que afirmas é uma forma de dizer. O que se passou teve lugar num sonho. Não foi real. Não foi material.
MANDALA
Diz-me uma coisa. O que é para ti a matéria?
VARETT
Os antigos diziam que era a terra, a água e o fogo. Os físicos de hoje até falam em antimatéria.
MANDALA
E o ar que às vezes até derruba árvores?
VARETT
Sim, também o ar.
MANDALA
Estamos rodeados por essa matéria referida?
VARETT
Sim, mas mais acima, não há oxigénio. O espaço sideral nada tem destas coisas no seu conjunto, senão haveria vida como a nossa.
MANDALA
Por enquanto não sabemos. Senão o que a ciência nos transmitiu. Voltemos à questão da agressão.
VARETT
Agressão no sonho. Repito!

Continua amanhã, 22 de Agosto de 2006

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?