Sunday, October 29, 2006

 

NA SERVIDÃO DO DESEJO

Continuação

XX

A Procissão do Santo Cristo está na rua. Centenas de crentes integram-se nela e centenas vêem-na passar de pé e em cima dos passeios, enquanto outros colocaram nas varandas e janelas de suas casas as colchas mais coloridas e de cotovelos nelas assentes observam pousadamente o lento cortejo.

PRIMEIRO FIEL
(Ao ver passar a Imagem Milagrosa)
Eu amo-Vos Senhor mais carinhosamente que à respiração e às carícias maternais. Amo-Vos muito mais do que este sentir-me vivo. Meu Pai do Céu, esse Teu arzinho tão triste que o Teu rosto revela ao longo dos anos são pecados nossos ou aborrece-te a adoração dos quantiosos que te carregam?
SEGUNDO FIEL
Dava por mim em sonhos levando nos ombros o Senhor, mas ilustres e soberanos costumes impedem-me de o realizar.
PRIMEIRO FIEL
Existe no mundo tanta coisa esquisita. O Senhor ordenou o mundo à Sua maneira. Nós carregamos o peso da enxada para podermos viver e para que tenham o pão os senhores. Os senhores louvam muito a glória de Deus que os torna, por isso, Seus filhos dilectos e muito protegidos.
SEBUNDO FIEL
É bem mais leve a parte que lhes cabe. Que sobrará, na outra vida para nós?
PRIMEIRO FIEL
O que é preciso é aproveitar esta!
SEGUNDO FIEL
Como é isso possível, se ela é tão apressada nos prazeres?
PRIMEIRO FIEL
Mas até ao trânsito sempre vai um bom bocado.
(Passam as mulheres que todos os anos fazem promessas vestidas de negro. Carregam enormes velas tão pesadas e tão grossas o que lhes dá um ar cansado. As que nada carregam têm um ar mais gaiteiro.)
SEGUNDO FIEL
Ó compadre, e é que amanhã já é segunda-feira e não amanho uma filha de Deus a meu jeito para levar comigo para a América!
PRIMEIRO FIEL
Isso é o que há de mais fácil. Fosse eu solteiro e havia o compadre de ver quem levava eu para lá.
SEGUNDO FIEL
E quem era?
PRIMEIRO FIEL
A pequena do João Carroça. É nova e é um grande pedaço de mulher. Ainda ontem a vi na Mudança da Imagem. O compadre alembra-se da minha Cheirosa que vendi antes de partir?
SEGUNDO FIEL
Se m´alembro! Era a sua rica mula.
Continua
 Posted by Picasa

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?