Friday, November 24, 2006

 

XXVII

No fim do dia, Emírcio chega a casa e dirige-se directamente para a cozinha onde pede a Inocência que lhe leve um copo com água morna à saleta. Aurora está a terminar o jantar. Laura que está retirada no seu quarto ouve o marido chegar, pois, ao contrário do costume tem a porta do quarto aberta. Ao assomar à porta do quarto vê, do cimo das escadas, Inocência dirigir-se para a saleta com um copo na mão. Laura desce as escadas silenciosamente. Na saleta, Emírcio agarra-se a Inocência.
INOCÊNCIA
Tenho medo! A senhora Aurora...
EMÍRCIO
Essa parva tem é de estar calada, senão vai para o olho da rua e fome não vai querer passar.
INOCÊNCIA
Não sei senhor!
Laura está à porta da saleta e põe-se a ouvir a conversa entre Emírcio e Inocência.
EMÍRCIO
Dá-me um beijo!
Agarra-se novamente a Inocência e beija-a na boca. A rapariga não resiste.
EMÍRCIO
Logo à noite, volta a pôr o cordel à porta depois de o amarrares ao teu pé. Faz isso depois de Aurora estar a dormir.
INOCÊNCIA
E se ela volta a fazer o mesmo?
EMÍRCIO
Eu vou à cozinha e basta olhá-la de frente para ela tomar juízo. Quem julga ela que é? Faz o que te digo e deixa o resto comigo.

Emírcio agarra-se à rapariga metendo-lhe a mão por debaixo das saias. Apalpa-lhe as nádegas e ao mesmo tempo beija-a muito. Laura volta para o seu quarto sem fazer barulho. Acende a lamparina de azeite que está em cima da velha cómoda e que ilumina a pequena estatueta de Nossa Senhora de Fátima.

LAURA
(De joelhos)
Senhora, Mãe de Deus, dai-me forças. Dai-me forças para me vingar daquela malvada. Tenho de a castigar! (A tremer) Não quero escândalos! Vai morrer! Tem de morrer! Vou ter calma, muita calma! Não me posso precipitar. Amanhã vai ser o seu último dia. Mãe de Deus, Mãe Santíssima , ajudai-me!

Laura recompõe-se e depois desce as escadas. Vai fazer companhia ao marido que acabou de beber a água que Inocência lhe trouxera.

LAURA
(Meio a sorrir)
Outra vez azia?
EMÍRCIO
Não é nada! O costume. Mas não me vai tirar o apetite para jantar.
LAURA
Ainda bem.
Continua
Posted by Picasa

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?