Thursday, July 02, 2009

 

Texto ABC 1 de Julho de 2009
Achegas ao texto ABC 1 de 1 de Julho de 2009

Afonso Henriques apelidado de fundador de Portugal era filho de um fidalgo dito conde de Borgonha que veio para a Península ajudar seu avô rei de Castela na luta contra os mouros. Se veio sozinho devia ser um gigante... O que dizem é que casou com uma bastarda de Afonso VI de quem recebeu territórios para administrar, estávamos no sec. XII.
Mais tarde, o “reino” de Portugal ficou interdito no sec. III. Reinava Dom Sancho II.. (Fontes: Joaquim Veríssimo Serrão – História de Portugal,etc.
Dom Sancho II era aliado de Castela..., melhor dizendo, era uma espécie de feitor peninsular a soldo do rei de Castela. Outros se lhe seguiram na tarefa.
Dom Dinis também dito rei de Portugal durante o seu reinado pelejou muito contra seu filho também chamado rei e de nome Dom Afonso IV. Para uma nação independente não se percebe bem como é que um pai sendo rei batalha contra o filho legítimo e que lhe sucederia naturalmente no trono...
Um pouco mais tarde Dom Afonso III de Portugal que veio a substituir o mano Sancho II por intrigas... com o Papa e quejandos despejou os mouros definitivamente do nosso território. É de realçar este feito uma vez que Castela ainda os manteve durante muitos anos no seu seio. E Castela como se sabe era muitíssimo mais forte do que o pequeno Portugal. Milagres e ainda não tinha nascido a famosa vidente de Fátima.
Filho de Afonso IV surge Dom Pedro I que para não fugir à regra também se pôs a brigar com o pai. Também pelejou com Castela por causa de mulheres (no caso Dona Constança). Como era um grande putanheiro e o pai o censurava pegou em armas contra este. Esta gente não tinha como é óbvio e contrariamente ao que nos querem fazer ver meia dúzia de patetas noção de nação, pátria ou Estado (nem este estava no seu horizonte pois a noção só veio a aparecer muito mais tarde).
Dom Fernando – é deste de quem gosto – também femeeiro mas belo e conquistador de alcofas atirou-se contra Castela e fê-lo aliando-se aos mouros. Aqui já me cheira a alguém que não gostava de canga. Porém, os nossos "historiadores" não o referem como sendo aquele que quis impor-se no sentido de tornar um senhor feudal (que não o deixava de ser) em alguém mais poderoso. Os interesses de alguns comerciantes de peso (tal qual acontece nos nossos dias) intervieram e transformaram outra vez intenções independentistas em laivos de servilismo. É a banca de peixe...
(Continuará se eu assim entender)

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?