Friday, February 12, 2010

 

SÓCRATES, PLATÃO E O ESTAGIRITA




Platão dizia, se não estou em erro, que deviam ser os filósofos a gerir a sociedade. E dizia-o porque em seu entender, aqueles eram os mais bem preparados... por estarem muito perto do belo e da justiça - mais: serem racionais. Se não era assim, basta que eu o diga para tal se aceitar. Tenho carteira de profissional de filosofia (passada por um organismo de quem sou amigo do presidente) e o que eu disser é tido como verdadeiro. Ora, deixa cá ver se consigo plagiar o outro: o Estagirita. O melhor para governar é o filósofo, Sócrates é filósofo, logo o melhor para governar é... Até a minha Kalix (a) adivinhava o final deste parentesco de silogismo). Retrocedendo: o velho Mestre da Ironia foi condenado à morte porque se tornou herege (?). Começou (Sócrates) a meter coisas na cabeça da juventude, e etc. Morreu, melhor, foi assassinado porque, bem vistas as coisas ele falava de mais. Irritava os mais poderosos. O que é que ele esperava. Sempre foi assim! Mas não era destes devaneios de bem intencionados pensadores do passado que quero escrever. Na minha opinião, os filósofos devem fugir da política por que esta está feita para gente que deixa muito pouco a desejar. Isto é, no sentido da reflexão, do belo e do justo. A política é porca e gera desconforto a quem é "bem formado". Os políticos não podem ser bem formados. E se alguma vez o foram é porque as suas hostes assim o determinaram. Os adversários estão sempre no outro prato. Ainda há poucos minutos os jornalistas puseram no ar os discursos de políticos elaborados anteriormente (5 anos atrás). Os mesmos políticos - hoje - diziam precisamente o contrário. Para bom entendedor bastaria analisar os dois discursos para ver que se tratam de malandros e ... bem, fiquemos por aqui. A política é isso. Sócrates - o português - está incluído neste tipo de político que diz uma coisa quando está , por exemplo, na oposição e outra quando é governo. Dizem que ele não tem condições para governar (todos o disseram, até a Constança Cunha e Sá - a magra e nervosa comentadora da TVI). Muito bem! Rua! Seu mentiroso! Quem virá substituí-lo? Se vier do PS. será um novo mentiroso. Se vier da oposição é outro que tal: mentiroso. O lugar de PM está feito para mentirosos. Vejam o bebedolas do democrata Churchill - batateiro de alto nível. Mais recentemente o Mr Obama. Eu prometo eu faço e aconteço. Tudo mentira! Todos mentirosos. Os nossos mentem e prometem com todos os incisivos seus ou da ADSE (esta instituição que já me chupou milhares de euros ao longo da minha vida - só num ano descontei 24.000 esc. e, quando precisei de ser reembolsado por uma despesa de 15.000 esc, aqueles queridos deram-me 2.000 esc. foda-se!, perdão, que malcriado me transformei. A mentira faz parte do quotidiano. Nada a fazer. Temos de viver com eles - os políticos e outros que a eles se juntaram. Um dia fui levado a tribunal porque chamei nomes a - já vou acabar este texto... uma reconvertida personalidade muito importante desta nossa democracia que tinha jurado defender a pátria de Salazar e Cerejeira e depois andou a perseguir os seus antigos patrões. Um mentiroso? Pior que isso. Inqualificável. Sócrates tem sido um bom PM. Santana teria sido um bom PM. O primeiro caíu porque o irmão do prof. Daniel Sampaio que - não tinha noção de Estado - o destituiu sem causa aparente. Basta comparar... O sr Jorge S. julgava que o Estado era o PS. Cegueira políutica? Claro! Os últimos dois PMs eram aqueles que estavam mais "qualificados" de entre todos para governarem Portugal nesta época. São ambos novos e inteligentes. Estão voltados para o futuro. E isso é o que interessa. Digo isto por que estou muito distanciado dos políticos e dos seus viveres entre lençóis ou bares. Acho que se deve deixar governar quem ganhou as eleições. Ou será que aqueles que querem ver Sócrates pelas costas estão a querer chamar de estúpidos os que nele votaram? O POVO que beijam nas vésperas das eleições para depois se desligarem dos compromissos... Sim, todos fazem isso. Mas todos mesmos. Finalmente. Não acredito que Sócrates tenha posto mais este Estado de direito em perigo ao querer dominar a comunicação social do que os seus adversários políticos. Eh, pá! Só quem não quer olhar para trás e ver o quanto fizeram o mesmo todos os que se escancharam nos circuitos do poder. Quanto dinheiro dos nossos não foi parar às administrações dos OCS cedidos por políticos para não serem descascados? Cala-te boca! Qual foi o último mentiroso deste fim de semana? Foi o que veio das mamas da Europa para se candidatar, coisa que disse antes dos patetas votarem nele não faria.
mmb
Este quadro foi pintado por Varett. Varett é um oportunista ou aproveitou a oportunidade para colocar o rabo da República no ar da net? É que da República só se conhece o busto. Varett viu-lhe o cu. E que cu diria o velho mestre do deboche, o famoso Alceu Cabido Silva Carneiro que também foi político por dias.
(a) - A minha cadela de estimação.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?