Wednesday, October 28, 2009

 
PUM! PUM! Foge que é padre...
Os padrecas são homens que já foram crianças. Ora que novidade... Só que enquanto crianças passaram por metamorfoses exógenas. Ficavam fechados anos e anos em velhos conventos onde estavam sujeitos a todo o tipo de violências. A pior de todas era aquela que lhes torcia o cérebro. Filhos de pobres, agradecidos ficavam quando os "convidavam" para se instruirem. Mas a que preço? Só o deus deles é que sabia. Quando se formavam só tinham como futuro rezar missas, baptizar, dar a comunhão e a extrema-unção. E também casavam. Diz-se que papavam as paroquianas a quem os maridos murchavam de viço. Melhor dizendo, perdiam o tesão ou mudavam de intenções. Os padrecas são úteis porque dão continuidade aos mitos antigos e às crendices. Mas, cuidade (pareço o Eanes) eles prestam um óptimo serviço nas áreas da psicologia e da psicanálise em vários graus sociais. É ver-se quando as freguesias ficam sem pároco o levante que fazem as beatas. Dão gritos histéricos e babam-se que nem bruxas à beira da fogueira. Os sacerdotes são elementos socialmente aproveitáveis. Em Portugal, não podemos pôr de parte o papel da Igreja na sua fundação como pátria. Que a padralhada aproveita vigarices como Fátima e outras baboseiras é facto. Mas, bolas, sempre os mesmos mistérios tornava-se cansativo ouvi-los semana após semana. Perdoa-se. Eu perdoo. Ora, vamos saltar para o padre a quem alguma populaça encornada chamava de pistoleiro. Conheci padres que também gostavam de mulheres, da caça e do vinho. Longe de mim ver neles pistoleiros. Tinham as suas armas em casa. Aliás, como muita boa gente. E como muita boa gente que quando é denunciada tem atrás de si a polícia ou polícias o padre-pistoleiro teve a mesma sorte. Como era padre, os órgãos de comunicação quais abutres abriram os noticiários com um escândalo cozinhado às três pancadas. Os polícias aproveitaram a boleiam e misturaram as armas "pacíficas" do padreca com a de outros "bandidos". Que grande notícia... Bem, cada um faz o papel a que foi destinado. Paciência. Faltam ainda apanhar 29.000 armas que andam por aí (salvo seja!). Não foi há muito quando num bairro lisboeta (Lisboa é a capital de Portugal) uns populares andaram aos tiros uns contra os outros. E depois? Depois, digo eu, não vi nem a comunicação nem a polícia apanharem qualquer tipo de arma. Porra, é muito mais fácil apanhar um padreca na sacristia a despir-se do que mafiosos armados até aos dentes metidos em buracos, perdão em habitação social paga por todos nós...
O padreca não merecia ser o bode expiatório do medo que por aí anda. Eu, antes, quero ver os padrecas armados nos altares do que os bandidos que ninguém apanha e que matam inocentes e raramente são apanhados.
Termino não sem antes questionar o facto de ser possível que o padre apenas use armamento para levar os ateus a acreditaram nas balelas da Bíblia. que se cuide o Saramago!
mmb

Tuesday, October 20, 2009

 
CAIM
Esta história tem algum interesse para além de entreter antigos pastores hebraicos? Como é possível que tangas como estas e outras tretas da conhecida Bíblia voem pelos séculos e séculos e acampem numa Europa moderna. Mais, suscitem discussão entre pessoas voltadas para o intelecto e para as descobertas científicas? Que o povo necessite de histórias da Carouchinha porque está para aí programado até se aceita. Que a padralhada venha a terreiro defender o obscurantismo até se aceita, pois é daí que come. Numa de liberdade de expressão porque não dar voz a todo o cidadão. Só se aprende se formos tolerantes e capazes de aceitar a diferença. Pensar e reflectir é preciso. Que o "Caim" de Saramago veio mais uma vez mexer com a estupidez estabelecida é um facto. Leva, por agora a taça.
mmb
PS: se se tem procurado modernizar o Estado, porque razão não se há-de fazer o mesmo à Igreja? Será porque ela é coisa do outro mundo que a deixamos assim tão atrazadinha?

Saturday, October 17, 2009

 
SÓCRATES NUMA BOA PARA ALTERAR ESTE REGIME MORIBUNDO
O primeiro-ministro José Sócrates - apesar de não ter alcançado a maioria absoluta - tem pela frente uma tarefa inaudita: reduzir o eleitorado a uma esquerda ou a uma direita. Melhor dizendo, com esta conjuntura criada pelo voto popular originar-se-á no país o instrumento necessário para relegar os partidos até agora ditos de direita para uma plataforma conservadora e por outro os chamados moribundos de esquerda transportados para a democracia do tipo americana. Ferreira Leite teve o condão de fazer ver que a social-democracia já era. Pois como foi retratada denotou a sua quase extinção. O CDS-PP que é uma direita conservadora só existe na medida em que o grosso da direita anda à deriva. CDS-PP e PPD/PSD vão aglutinar-se num forte bloco (salvo seja) juntamente com um PS conservador. São os conservadores do futuro. O BLOCO DE ESQUERDA, o PC e os esquerdas do PS formatarão os vindouros democratas. No começo, vai ser difícil tal concepção. Mas para lá vamos. E digo isto, para não ver desaparecer os pequenos partidos - que todos nós sabemos quais são - agonizando pelos futuros actos eleitorais. A acrescentar a isto, vamos ter nas próximas presidenciais o primeiro balão de ensaio. A ver vamos.
Vai ser bonito o que vai acontecer na AR nos próximos tempos. Nenhum regime, e muito menos este, aguentará o ora volta para a esquerda ora volta à direita. Ou os conservadores avançam conscientemente ou os democratas se estabelecem nesta legislatura. Os portugueses não são burros - embora às vezes nos confundam - e vão querer um governo que proponha um programa com directrizes a sério.
mmb

Wednesday, October 14, 2009

 
MAITÊ PROENÇA VÍTIMA DA MALEDICÊNCIA


SÓ PODE SER SÉMEN









QUERIDA MAITÊ



V. pôs os portugueses ignorantes revoltados com o seu video. Eu é que a percebi! V. quando expele pela boca aquele líquido, não está a cuspir. V. minha querida está a fazer um elogio aos portugueses. E sabe porquê? É simples: V. expelia sémen de macho lusitano. Eu digo isto por causa da cor. Estou enganado?


Beijo, perdão, um abraço que é por causa da gripe.


mmb


PS: Minha querida, já agora: os portugas não fazem sexo. O que eles parecem é uma máquina de coser. São muito rápidos. Uma desgraça. Mas, se depois da primeira os presentear com um bom bife com ovo a cavalo leva a segunda. Com meia dúzia de pastéis de Belém e meia de tinto, aí, minha querida, lá vai o Último Tango em Paris. Com banha de porco que a manteiga está cara e há muito desemprego.







Wednesday, October 07, 2009

 




CARLOS COELHO DA SILVA


Surpresa. O realizador de "Amália, o Filme" aplicou um golpe baixo nas minhas expectativas. O cinema português é hoje do melhor que se faz no mundo. Confesso que Carlos Coelho da Silva me desgostou com o seu "Crime do Padre Amaro", dado que realidade portuguesa tem muito para oferecer para além do que o século XIX mostrou. Houve uma certa mistura. É facto que serviu para mostrá-lo como realizador e para lançar a óptima Soraia Chaves, mas, e o tempo dá-me razão, ficou-se por aí. Não estava preparado para vibrar com este filme nem com a mensagem fortíssima da ainda vigente mentalidade portuguesa. Tal é a força que nos leva a seguir a trama individual da grande Amália que esquecemos os planos. A universalidade da individualidade da heroína supera o Fado, porque ela foi maior do que este. É o que o filme me deu a entender. Retirei da experiência uma possível Amália de verdade. Poderão haver outras Amálias? Naturalmente! O modo como o filme dispõe o tempo dá a entender uma seta do tempo tão bem delineada em Brian Greene. Foi um realizador cientista aquele que das peças do real plastificou "ceguinhos de choro". Eu estou de parabéns porque não perdi o meu espaço-tempo neste tão deserto Portugal das artes.

PS: Terei de voltar a este tema, pois a Sandra Barata Belo enganou-me e bem. Aquilo era a Amália como a conhecemos.

mmb

Tuesday, October 06, 2009

 



Se a França tivesse uma actriz do nível de Soraia Chaves já há muito que a tinha catapultado para o palco internacional. Depois de ela desaparecer do número dos vivos vão fazer-lhe o que estão a fazer à grande Amália. Pobreza de país e de crânios.

Posted by Picasa

 

DPOIS DE MORTA RAINHA É O LEMA DESTE PAÍS

PATETAS OU FINGIDOS
Fartei-me de denunciar aqui neste blogue que desde 1998 estão registadas milhares de conversas de todos os portugueses. Só agora os OCS o vêm denunciar. Que pobreza de espírito e de ética!

 


O Portugal saloio




Se tivesse havido um cenário deste tipo: Anibal Silva, mais conhecido por Cavaco Silva, ter-se-ia divorciado de Maria, sua legítima e teria voltado a casar com a Soraia Chaves, atriz.

Não é possível fazer-se qualquer comparação com o nosso modelo moral com aquilo que se passou em França, por exemplo. Desculpamos o estrangeiro e até o aceitamos. No tempo de Sá Carneiro e, já depois do 25 de Abril que abriu as portas - por momentos, claro - ao pensamento não convencional, os bem pensantes esquerdistas, como por exemplo o dr. Mário Soares, ficaram escandelizados ao vê-lo (Sá Carneiro) numa cerimónia oficial acompanhado daquilo que se chamava, ao tempo, de amante. Tratava-se de uma mulher estrangeira, culta, bonita, da alta sociedade, etc. O próprio dr. Soares, liberal e burguês rico, criticou Sá Carneiro no canal oficial, o único que havia. A moral portuguesa ataca todas as classes sociais. Os piores são os de meia tigela que não suportam leviandades nem sabem distinguir as épocas e o progresso. Por cá, preferimos que as mulheres e os homens tenham relações sexuais às escondidas e transformamos o acto sexual numa coisa porca. Os portugueses são feios comparados com os europeus. Talvez por essa razão sejam tão invejosos. Quando alguém sobressai pela beleza e inteligência, a primeira coisa a fazer é despachá-la. Vejamos o que fazem os franceses neste momento. O seu presidente exercita-se diariamente para se manter em forma e poder competir com a sua actual mulher cantora e de quem se conhece o belo corpo desnudo por via de revistas da especialidade. O nosso presidente também deve fazer exercícios pois mantém-se magro e elegante. Mas ai dele se pusesse o pé na argola. Dona Maria Cavco Silva veste-se sempre da mesma maneira. Nunca se lhe viu um decote. Parece que vai a toda a hora à missa. O nosso primeiro-ministro - que é um homem elegante e tem uma namorada muito gira - nunca aparece com ela. Bolas, porquê? É Portugal que é assim. Nada a fazer. A França aproveita-se da beleza da Bruni e o seu presidente também, basta ver-se os dois em permanente "in love" para venderem uma imagem que percorre mundo. E nós? Uma tristeza! Como seria bonito ver o eng. Sócrates numa de mãos dadas com a bela Fernanda Câncio. Até ele que é uma pessoa aberta tem receio. Parece que é sina. Acho que é tudo culpa do fascista Américo de Deus Rodrigues Tomaz que foi presidente desta república. E tudo porquê? Porque ele usava uma das mulheres mais feias do mundo como sua legítima. Era mais feia do que o Padre Cruz de saudosa memória. Saloiada é tudo o que temos.

mmb

Monday, October 05, 2009

 
A NOVA REPÚBLICA
CAVACO INAUGURA A NOVA REPÚBLICA EM BELÉM
Cavaco Silva disse em Belém e não na varanda do Relvas que era republicano e que a república fazia com que todos nascessem iguais e ressalvou ainda que nela todos tinham as mesmas oportunidades. É perguntar aos filhos dos ricos desta república se eles se acham iguais aos muito pobres (cerca de dois milhões para mais do que para menos) e se deparam com as mesmas oportunidades. Não devemos fazer a mesma pergunta aos pobres, porque não sabem ou não respondem... Olhemos para as monarquias europeias nossas companheiras de infortúnio económico e verifiquemos se as palavras de Cavaco têm algum sumo. Estudemos o passado e olhemos para as oportunidades dos pobres. São as mesmas sem tirar nem pôr. A questão é simples: estamos a lidar com humanos. E eles são o que sempre foram, apesar do progresso.

Sunday, October 04, 2009

 
es Teresa Caeiro à Presidência da República, já.
Muito mais bonita do que aqueles feiosos que ocuparam e ocupam o palácio de Belém e que em nada contribuíram para o relançamento do país no estrangeiro. Cá dentro, nem se fala! E porque é das personalidades mais abertas e inteligentes do nosso meio político. Festejar a implantação da República? Bem, só com gente voltada para o futuro sem mágoas e sem ódios persecutórios.
PS: Acho que ficaríamos bem vistos lá fora. Até a Bruni do Sarkosy ficava 5 furos abaixo. Os portugueses têm a mania de escolher tudo que é feio para símbolo nacional. Foi a Irmã Lúcia tão feia como o demónio e para não irmos mais longe a Dra. Manuela - um pouco esquisita de cara - que foi catapultada para figura quase nacional.
É fazer contas, já dizia o Guterres na sua atrapalhação de percentual.
mmb


Friday, October 02, 2009

 
Posted by Picasa
SÓCRATES : ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!
CAVACO : Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...

Thursday, October 01, 2009

 
De um momento para outro Sócrates eleva a fasquia. Isto é, o retrato de estadista que até aqui tinha pertencido a Cavaco passa num salto de pouca magia para o primeiro-ministro. Como foi possível tal ter acontecido? Deu Sócrates a imagem que o povo desejava? Assegurar o regular funcionamento das instituições sem crispações? Do encontro entre PR e PM saber-se-á a quem vai caber o facho da boa governação. Poderá Cavaco recuperar a imagem perdida nestes últimos dias ou irá afundar-se ainda mais? Na dúvida é fazer-se apostas. A base é de um para 50. Nada mau...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?